sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Urbanismo equivocado: um elemento para a insegurança

O artigo “Urbanismo equivocado: um elemento para a insegurança” é mais um destes textos que vêm a reforçar o que este Blog busca demonstrar, que a Segurança Pública é interdisciplinar, no sentido de que há necessidade de que olhares diversificados (profissional e tematicamente) sejam a tônica na busca por soluções.

A interdisciplinaridade se justifica e se sustenta sobre, pelo menos, duas colunas, o fator contextual e atuação para minimizar os problemas. A insegurança pública é resultado de um contexto, logo multifacetada em suas causas, de onde se depreende que as respostas não podem ser cartesianas, sob pena de construir sistemas para substituir sistemas falidos, e que, por sua vez, deverão ser substituídos em vista de que em pouco tempo serão inócuos.

As respostas à insegurança pública não podem ser “responsabilidade” de um único ator, assim como o contexto é multifacetado, resultando em intranquilidade e violência, a solução também deve ser multifacetada, em razão dos vários atores necessários para que o assunto seja “abordado” cabalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário