quarta-feira, 5 de março de 2014

Um mundo sem Polícia (II)

Ao citar a situação “dominada” em BelfordRoxo/RJ (em 23/01/13) teci alguns comentários sobre a crítica condição de um local onde a atuação policial está desmoralizada e agonizante, e, por conta disto, sob um tipo de anomia[i].

A ausência de policias nas ruas de Kiev/Ucrânia proporciona um outro ângulo de visão a respeito do que acontece quando a Polícia não está presente no espaço urbano público[ii].

Assim que os policiais desaparecem das ruas alguém aparece para manter a Ordem Pública, no Brasil são os traficantes e as organizações criminosas, na Ucrânia são os grupos de extrema direita (Nacionais Socialistas).

A notícia dá conta de que milícias estão executando o patrulhamento em Kiev. Qual seria a lei e a ordem que tais grupos pretendem manter?



[i] Pesquisa de internet: Estado de uma sociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta das pessoas e asseguram a ordem social; anarquia.
[ii] Pelo que a matéria permite entender os policiais ucranianos estão exercendo a função de defesa territorial do país, como Guarda Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário