terça-feira, 4 de março de 2014

O que indicam os índices criminais?

O Coronel José Vicente, também conhecido como Especialista Silva Filho, comenta a produção de números sobre o crime e a violência,as estatísticas denominadas “índices criminais”.

Em rápidas palavras o comentário explica que a subnotificação[i] chega, em alguns crimes, a 90% do que ocorre de fato, ou seja, somente 10% destes delitos são relatados. Com este nível de desinformação não é possível adotar nenhum plano ou prática para combater o crime e controlar a violência. E, num grau maior, impossibilita a discussão técnica sobre o assunto, se o ponto de partida se restringe a números estatísticos.

Por estar neste ramo de atividades há mais de 30 anos eu sempre vi com muitas reservas a implementação de políticas públicas de segurança com lastro exclusivo nos índices criminais, e isto por três motivos principais, a limitação física no atendimento a ocorrências, os equívocos nos registros e a significação destes números para a população.

Os índices derivam da tabulação das notificações, pela população, de crimes, e estas informações são geradas, em plano principal, pelo atendimento “190”, todavia o chamado de atendimento somente se transforma em ocorrência quando os policiais militares chegam ao local e confirmam o que foi dito ao call center da Polícia. Sem confirmação não há encaminhamento ao Distrito Policial, ou seja, não há ocorrência.

Quando a “ocorrência” chega ao DP será registrada por outros profissionais, que classificarão o relato num código, futuramente contabilizado como roubo, furto, homicídio, estupro, etc. Se houver um equívoco neste processo, um homicídio pode se “transformar” numa “morte a esclarecer”...

Ainda que estatísticas indiquem que há tranquilidade, o cidadão vitimado por alguma ação criminosa (pessoalmente ou por ter presenciado) sentirá medo do crime e da violência.

Vejo com apreensão os debates sobre segurança pública e ação policial calcados exclusivamente em estatísticas, que são falhas e não reproduzem a realidade.

Índices criminais indicam que a discussão, responsável, sobre temas relativos à Segurança Pública não pode fugir à realidade.

Uma possibilidade, acredito adequada ao caso, é olhar o espaço público urbano e lê-lo, observá-lo e decodificá-lo... Entender os motivos que levam o cidadão a comprar cercas elétricas para o perímetro de seu domicílio, porque contrata vigilantes, etc.



[i] Segundo pesquisa na internet: Notificação de algo abaixo do esperado; notificação não formalizada, gerando índice abaixo da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário