sexta-feira, 14 de março de 2014

As gincanas da barbárie e do terror

A foto abaixo mostra um manifestante “surfando” num veículo que foi vandalizado durante os protestos pelo início de cobrança do estacionamento.



O caso é que administração da Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na cidade de São Paulo/SP, passou a cobrar dois reais o estacionamento de veículos no estacionamento e quatro a cinco reais pelos caminhões.

Um grupo de revoltados iniciou o tradicional “quebra-quebra” – normal em manifestações "pacíficas" – e seguiu destruindo e incendiando o que encontrava pela frente, em sua “justa” expressão de inconformismo com a cobrança do estacionamento. O Policiamento de Choque foi chamado, para possibilitar ao Corpo de Bombeiros extinguir os incêndios no local.

Esta manifestação, e as outras que ocorrem diariamente, têm demonstrado, nitidamente, o uso franco da violência e terror para expressar descontentamento. Parece que está em curso neste país a implantação do reino dos malcriados birrentos, com uma diferença a destacar, a marra não é de um indivíduo, é de grupos de pessoas, que ameaçam, o tempo todo, recorrer a retaliações/vandalismo/terror quando sua vontade for contrariada.


Outro ponto importante é o efeito “farra-ostentação”, ou seja, os motivos para as manifestações ficam de lado quando a manifestação se transforma numa gincana, a destacar os mais ousados, os mais bárbaros, os mais apavorantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário