segunda-feira, 10 de março de 2014

Quem tem olhos para ver, que veja !

Hans Christian Andersen, o autor dinamarquês de contos infantis, nos brindou, adultos e crianças, com o conto “A roupa nova do rei”.

No conto há o rei, extremamente vaidoso, sua corte, o povo e um malandro passando-se por  alfaiate de renome e grande talento.

A roupa, que é mágica, cosida com fios de ouro, e esplêndida, cheia de detalhes, magnífica, guarda uma peculiaridade, para enxergá-la é preciso ser inteligente. Os estúpidos não conseguem ver a fazenda que é tecida no tear encantado. A ressalva é um aviso do “alfaiate”.

O bandido recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.


Ao final do trabalho, o rei, que também não quer ser estúpido, veste seus trajes e desfila nas ruas de sua capital, para o povo. Todos aplaudem a elegância real... Porém uma criança, que não foi aprisionada pelos laços do “politicamente correto”, brada na direção do monarca: O REI ESTÁ NU!

O imperador sentiu o sangue gelar, pois percebeu que todo mundo tinha razão, mas pensou consigo: “Agora preciso continuar até o fim do desfile”.E os valetes iam andando atrás, carregando uma cauda que simplesmente não existia.



Morais da história:

1- Mesmo as políticas públicas de segurança e os conceitos mais estapafúrdios continuam sendo aplicados por governos que parecem não se importar com os olhares populares, que não enxergam nenhuma eficácia;

2- Sempre haverá valetes a fingir que tudo está bem, a produzir números e pesquisas, como forma de bendizer as políticas públicas de segurança estapafúrdias;


3- A prática de tratar bandidos como “vítimas da sociedade” para tentar a humanização e a igualdade entre as pessoas, não pode encobrir o fato de que hoje estão a rapinar os trabalhadores, sob o manto, bem perceptível, da impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário