domingo, 9 de março de 2014

Questão difícil (II)

Em 10 de fevereiro de 2014 publiquei comentários sobre o caso do jovem carioca que foi amarrado a um poste, nu, após roubar/furtar pessoas na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Nesta postagem trago um artigo de Portugalsobre situações de justiçamento que ocorrem no Brasil. O articulista adiciona outros eventos ao que se deu no Rio de Janeiro/RJ.

Parece que há uma epidemia de “justiça com as próprias mãos”, talvez um dos efeitos da violência é a coisificação das vítimas – parte dos criminosos – e desumanização dos bandidos – por parte dos justiceiros. Seremos, cedo ou tarde, coisas ou animais, ainda que a ação de crime/violência não seja direta, o brasileiro é convidado, “forçosamente”, a participar dos crimes, por via da mídia.

A questão de difícil posicionamento me remete – sem intenção de tomar partido ou emitir juízo – à peça “Ricardo III[i]”, de William Shakespeare:

ANA — Pérfido, tu não conheces nem a lei de Deus nem a lei dos homens. Não há besta alguma, por mais feroz, que não conheça a piedade.

RICARDO (Duque de Gloucester) — Mas eu não a conheço, de sorte que não sou besta alguma.




[i] Retirado de <<http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/ricardoiii.html>>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário