sábado, 20 de abril de 2013

O Brasil de 2013 é a Chicago dos anos 1920...

A notícia das ações de criminosos na cidade baiana de Jaguaquara traz à lembrança fatos similares ocorridos nos Estados Unidos, em fins do século XIX e início do século XX.

Naquela época os bancos do interior daquele país, e em grandes cidades também, sofriam ataques ousados e explosões, em cenas dignas de filmes.

Ao que tudo indica as organizações criminosas brasileiras estão a assistir filmes sobre os grandes roubos a bancos e, sobretudo, a estudar a história do crime, seja nos EUA, seja nos tempos em que a guerrilha brasileira usava deste expediente (roubo a bancos) para obter dinheiro para a “causa”.

É bem provável que os trabalhos realizados por pessoas como John Dillinger, Jesse James, Butch Cassidy, Ma Baker, Bonnie e Clyde, Irmãos Sass, Pretty Boy Floyd, Lamarca, companheira Estella, dentre outros, estejam a inspirar as estratégias, táticas e técnicas dos atuais ladrões de banco.



Quando a situação ficou fora de controle e insuportável, lá nos Estados Unidos daquela época, o Estado teve que agir, se viu obrigado a azeitar a máquina de investigar, caçar, e, finalmente, eliminar os famosos gangsters, por via da prisão ou pelo enfrentamento bélico.

Creio que a primeira fase, do “fora de controle”, já é fava contada, que o digam nossos colegas baianos, mas quando, em terras tupiniquins nos dias atuais, a coisa ficar mesmo insuportável algo vai acontecer. Pelo visto ainda não chegamos neste ponto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário