domingo, 24 de março de 2013

Um ano de postagens neste Blog...


No dia 24/03/11 eu postei o texto “Herrar é umano!”, onde destaco o aspecto falibilidade, uma característica inerente aos seres humanos, mesmo nos seres humanos que trabalham como policiais.

Com esta postagem, no início de minhas práticas blogueiras, busquei trazer à discussão do tema Segurança Pública, um discurso diferente/divergente (ou melhor: discursos diferentes) do entendimento reducionista, que resulta na visão restrita ao número de policiais e de viaturas como fatores universais de solução para a insegurança pública.

Após um ano e 131 postagens (132, com esta) li muito, discuti muito e, sobretudo, aprendi muito (em termos acadêmicos, profissionais e pessoais). Entre leituras, discussões e aprendizado, me deparei com o urbanismo, em sua face “sintaxe espacial”:
Sintaxe espacial é uma ciência que investiga as relações entre características espaciais e fenômenos sociais, econômicos e ambientais.


Estes fenômenos incluem padrões de movimento, percepção e interação; ocupação, uso e valor de espaços físicos, o desenvolvimento urbano e comportamento social, segurança pública e criminalidade no espaço físico.
Conceitos e argumentos de sintaxe espacial auxiliam a compreender o espaço físico, principalmente o urbano, como produto e produtor de fenômenos sociais, sendo o foco deste blog a Segurança Pública, ou seja, como produto e produtor de fenômenos atinentes ao controle do crime e da violência.

Para além da arquitetura e urbanismo outras disciplinas acadêmicas, bem como pontos de vista multifacetados  direcionaram as postagens, numa demonstração clara de que a violência e o crime podem, e devem, ser observados a partir de várias lentes.

A intenção de criação do blog é demonstrar, discutindo, que o assunto segurança pública é interdisciplinar, portanto deve ser observado e compreendido a partir da diversidade de olhares e entendimentos, não é um espaço reservado em vista de que é -pelo menos deveria ser...- de domínio público.

Parafraseando a Constituição Federal -artigo 144-, pode-se dizer que se a Segurança Pública além de direito e responsabilidade de todos, NECESSITA de todos para se tornar, de fato, SEGURANÇA Pública.

Sendo assim, após um ano de publicações, continuo acreditando que, em relação à preservação da ordem pública e à existência de uma cultura de violência, todos nós, indistintamente, somos responsáveis e vítimas pela situação que aí está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário