sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mais uma disciplina para o currículo escolar: cultura de violência (teoria e prática) PARTE II

Junta-se ao vídeo referido neste blog em 20/04/13, mais um registro midiático de violência entre adolescentes em ambiente escolar – uma situação dentro da sala de aula e outra próxima à entrada da escola.

Duas “amiguinhas” se juntam para espancar a colega de classe. As explicações dão conta de que a vítima era bonita, e esse atributo físico atiçou a ira das agressoras.

Em outra situação um rapaz intercepta a garota e lhe aplica outra surra, aos moldes do que se vê em lutas de vale-tudo. O vídeo é semelhante a outra briga entre alunas registrada neste blog.

A notícia lembra a ação da senhora da Casa Grandequando percebia olhares, de seu marido, a alguma jovem negra da senzala.

Conta a história que o feitor/capataz recebia ordem para quebrar os dentes da mulher (notem bem, não se trata de arrancar dentes e sim quebrar dentes); a intenção, além do castigo dolorido por seus atributos de beleza, era destruir o sorriso da moça e torná-la repugnante ao senhor.




Parece que a barbárie e a cultura da violência se instalam e se estabelecem com maior capilaridade e com requintes de perversidade.

Destaque para o registro, pelos alunos, das cenas de selvageria, especialmente pelo fato de que ninguém se solidariza com a vítima, nem com os agressores, simplesmente gravam tudo para depois “jogar” na internet, para o entretenimento da galera...

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