quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Soluções simplistas resolvem problemas complexos?

O clipe da BBC sobre violência na Malásia, expressa muito bem o tom das respostas encontradas para o problema “INSEGURANÇA PÚBLICA”, na capital Kuala Lumpur.

A situação malaia parece ser muito parecida com a brasileira, pelo menos no que se refere ao resultado “medo generalizado”. Também merece registro a similaridade no embate político gerado pelo crescimento dos índices criminais e, sobretudo, para as soluções implementadas para “livrar-se” dos delinquentes.

As mensagens, tanto do funcionário armado na porta do restaurante quanto nos vidros à prova de balas/machados, indicam que a resposta adotada é deixar alguém do lado de fora, alguém (no caso, o bandido) não deve entrar...

Esta solução chama a atenção para dois fatores relevantes no combate à violência e ao crime, quais sejam, as pessoas do lado de fora tendem a se transformar em populações do lado de fora e, também, o fato de que, em algum momento, há vulnerabilidades em qualquer sistema de segurança.

Ainda que o portão da garagem residencial seja automático e robusto, ele tem que estar aberto para os veículos passarem, obviamente. Ainda que os vidros do automóvel sejam à prova de balas/machados, em algum momento os ocupantes terão de descer do carro, quando chegarem ao destino...


Me parece que a questão “violência/insegurança pública” é mais complexa, pelas soluções que demanda, que a opção pela segregação espacial e pelo isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário