domingo, 18 de agosto de 2013

Porque acontece onde não deveria acontecer ?

Matéria televisiva da Globo News trata de pesquisa sobre acidentes automobilísticos envolvendo motociclistas. Os resultados do estudo indicam que, ao contrário do senso comum, a maior incidência de colisões e quedas de motociclistas ocorre justamente nos locais menos “favoráveis” a este tipo de situação, ou seja, em retas sem obstáculos e com o asfalto seco.

A matéria ainda reforça a questão de que a maioria dos motociclistas estão despreparados para o trânsito (sem habilitação para pilotar, sem aulas de pilotagem, etc).

O estudo, indica para além do que mostra a matéria, que problemas não acontecem simplesmente, eles são provocados.

Penso que há um ponto importante que merecem reflexão mais demorada, a contraposição dos direitos individuais e as condições de vida em comunidade, isto é, as intenções do indivíduo devem ser limitadas ao impacto destas intenções nas pessoas que interagem com este individuo.

Na prática, me parece que uma boa parte dos motociclistas acreditam que uma determinada faixa das ruas e avenidas é destinada a seu uso exclusivo, e que todos os demais, inclusos aí outros motociclistas, devem dar preferência à passagem livre de sua motocicleta. Isto se demonstra mais claramente nas vias com menor possibilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, como registra a pesquisa.


Evoluindo no argumento para situações mais globais, entendo que há uma mensagem bem frequente nos meios de comunicação e entre as pessoas, de que as regras são castradoras e devem, sistematicamente, ser colocadas ao largo da vida quotidiana, mas é bom lembrar que sem ordenamento nos avizinharemos do caos e o caos não constrói...

A resposta ao título da postagem, segundo me arrisco a sugerir, é que a falta de respeito com o regramento de trânsito, assim como em outros tipos de regramentos, nasce da falta de respeito com o próximo. Quem se entende como acima das leis acaba por se colocar acima de outras pessoas, causando-lhes danos, traumas e mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário