sábado, 11 de maio de 2013

Vitalidade urbana em Jane Jacobs

Caros leitores,

o artigo Vitalidade Urbana em Jane Jacobs, de Ednaldo Ferreira Silva Neto e Maria das Graças Lima de Souza Palacios (ambos da Universidade Estadual da Bahia), é uma referência de estudo sobre uma obra de grande relevância  às pesquisas sobre urbanismo e assuntos afins (Morte e Vida de Grandes Cidades Americanas - Jane Jacobs).

O livro em questão teve sua primeira edição em 1961 e continua atual. O texto do artigo se presta à missão de  apresentar ao público as ideias da escritora norte-americana Jane Jacobs (classificada como dona de casa e comentarista de arquitetura) sobre urbanismo nas grandes cidades.

Em um dos trechos do artigo encontramos:

A calçada que funciona é uma barreira ao crime. Precisa ser movimentada de noite e de dia por diferentes populações no caminho para o trabalho, casa ou lazer. Enquanto isso, os proprietários e vizinhos mantêm os olhos sobre as ruas. Jacobs denomina isso sistema de vigilância cidadã. Isso só se torna possível se existir uma boa diversidade de usos nos edifícios ao redor. A calçada por si só não é nada. A segurança urbana é função das ruas da cidade grande e suas calçadas. Se as ruas não são seguras, serão evitadas. As pessoas prudentes e tolerantes, então, demonstram bom senso de evitar ruas onde possam ser assaltadas.


Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário