segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alguém viu a urbanidade por aí?

Perto do dia 15/12/1985 tomei contato com a palavra "urbanidade". A termo está no juramento, que fiz no dia da formatura com meus colegas de turma, mais especificamente nos dizeres “tratar com urbanidade os subordinados”...

A palavra urbanidade tem como significado, segundo o Dicionário Michaelis, a qualidade do que é urbano; delicadeza, cortesia; civilidade, polidez e tem como antônimo a grosseria.

Urbanidade tem relação com urbe (cidade), de onde deriva. A urbe era o local, protegido, onde as pessoas estavam mais próximas, fisicamente, que no campo. Vizinhos de parede, com contato visual, até mesmo físico, no mercado e nas ruas. Esta proximidade pressupõe, obviamente, convivência e, sobretudo, reconhecer no outro um semelhante.

A cidade prestava-se a transmitir a ideia de segurança, o que é bem nítido, culturalmente, já na época em que ainda tinha o nome de burgo, e mesmo muito antes disso, o que pode ser entendido com muita clareza ao se imaginar visualmente as cidades antigas. Em primeiro lugar pensamos num muro alto com um portão forte e muralhas intransponíveis, essa é a imagem mais comum ao se pensar nas cidades antigas e medievais, ou seja, a palavra-chave é segurança. A segurança aqui entendida é aquela em que a população percebe a cidade como refúgio contra ações de nações inimigas, isto é, o campo é um local vulnerável, mas na cidade há segurança/tranquilidade, um exército que a defende e há a convivência pacífica entre cidadãos no interior dos limites da cidade.

Em nossos dias a urbanidade é um conceito esquecido, acredito que poucas pessoas ainda usem este vocábulo no cotidiano, talvez esteja perdido para muitos. Ocorre que o significado parece estar perdido no tempo de outrora, especialmente as grandes cidades, possivelmente porque os inimigos, que antes eram declarados e vinham de outras nações, hoje estejam dentro dos muros, camuflados (ou nem tanto).

Ainda há esperança para a urbanidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário