terça-feira, 24 de novembro de 2015

Choque de honestidade!

Prezados leitores, leio uma notícia sobre a obrigatoriedade, aos alunos da Universidade Harvard, de prometer, solenemente, não "colar", não "plagiar", atuar segundo normas de "ética" acadêmica  (texto aqui).

Sem dúvida, o texto não é relato à Segurança Pública, muito menos sensação de segurança (temas a que este Blog se alinha), entretanto atentem à questão de que um "choque de honestidade" possibilita combater a violência e criminalidade endêmicas.

Não acredito num choque de honestidade e ética como determinante para a segurança pública, todavia penso que as boas práticas, universalizadas socialmente, evitariam delitos, a lembrar Lacassagne (1885), quando diz que:

“o meio social é o caldo de cultura da criminalidade, sendo o delinquente um mero micróbio que não tem qualquer importância enquanto não encontra a cultura que provoca a sua multiplicação” (texto copiado da internet).

A afirmação soa determinista, ao contrário do que acredito, visto que há outros aspectos importantes, que devem ser levados em consideração, porém o controle social informal (vide Controle social informal, ou ainda, incentivo à ressurreição da "vergonha na cara") é relevante.

Lembro que a mola mestra da Teoria Janelas Quebradas (James Q. Wilson, George L. Kelling) sugere que os pequenos delitos são vias pavimentadas para os grandes crimes, quem sabe a prevenção à cola e o incentivo à ética não sejam remédios que previnem situações mais graves...

2 comentários:

  1. Caro Padulla, bom dia!

    De forma ímpar, abordou algo muito improntantes, pois a sociedade está sem lastro, sem base e princípios regidos pela moralidade, ética e valores. Com certeza, sua sugestão de inciarmos ações nestes pequenos desvios de condutas, estaremos resgatando os princípios há tanto esquecidos e incutindo uma efetiva politização e civilidade para uma sociedade salutar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua percepção captou a essência da questão, muito obrigado pela participação!
      Suas palavras chegam na forma de incentivo à dar continuidade à apresentação/exposição/discussão de situações quotidianas que impactam a Segurança Pública.

      Excluir