segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A importância do que é invisível

O Primeiro Ministro britânico, David Cameron, informou que, nos últimos seis meses, foram evitados sete ataques terroristas no Reino Unido (leia aqui matéria), com trabalho de inteligência policial e vigilância de suspeitos. A declaração foi feita diante da comoção pelos ataques terroristas em Paris (clique aqui para ler sobre).

Como não se trata de situação de guerra declarada, a questão se aproxima dos temas de Segurança Pública, ainda que com forte viés de Segurança Interna, Forças Especiais e Inteligência Militar. E, por conta disto, é significativo destacar que todo trabalho resultou em “nada”, isto é, foram evitados sete eventos potencialmente catastróficos. E, mais além, mais investimentos serão destinados para que “nada” aconteça.

A Manutenção da Ordem Pública é um objetivo permanente, os brasileiros sabem quanto tem custado a insegurança pública, com gastos de altas somas de dinheiro na intenção de obter proteção e segurança, entretanto parece que ainda falta entender que sem investimentos no aparato policial do Estado não serão obtidos os resultados desejados.


Investir na Polícia, em sentido amplo, não é apenas comprar mais equipamentos, instalações e ter política justa de salários, também é prover os profissionais de Segurança Pública de investimentos “invisíveis” como gratidão, reconhecimento, apoio.

Um comentário:

  1. É fato. Quando se propõe melhorias invisíveis para que nada aconteça com ninguém, nenhum político ou governo quer gastar seu capital político com isso, pois ele acha que se não virem, se não tiver solenidade de entrega, nem faixa para cortar, não vale a pena pois não renderá votos. Cultura de índio que gosta de carnaval, em todas as acepções da palavra: muito barulho e cores... Conteúdo mesmo...nada...
    As coisas só melhorarão quando virmos na TV que um caminhão de cerveja ou carne tombou e a carga NÃO foi saqueada pelo povão - o mesmo que elege os tais políticos...

    ResponderExcluir